Audiência divulga a relevância dos Bancos Públicos para o desenvolvimento socialNotícia Anterior
Mara Caseiro comemora lançamento e entrega de obras em Costa RicaPróxima Notícia
Notícias

Noticia em Tempo Real

Em reunião, Escola do Legislativo explica Parlamento Jovem aos diretores

Espaçamento entre linhas+- ATamanho da fonte+- Imprimir esta notícia
Em reunião, Escola do Legislativo explica Parlamento Jovem aos diretores

São 143 jovens estudantes que já participaram do Projeto Parlamento Jovem, que está na sua 6ª edição. Na tarde desta quinta-feira (22/6), a Escola do Legislativo explicou o projeto para os diretores das escolas públicas e privadas.

Para o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, deputado Pedro Kemp (PT), que fez a abertura dos trabalhos, o projeto ajuda no processo de renovação da política. “O projeto desperta a consciência política do jovem e também auxilia para despertar novas lideranças. Ajuda ainda no processo de renovar o Parlamento e apresenta um caminho porque prepara o jovem neste processo. É um momento de experiência de como funciona a Casa de Leis”.

A coordenadora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Cheila Vendrami, que conduziu a reunião técnica explicou o novo regulamento do projeto. “As alterações para a próxima edição permitem que o mandato do deputado estudante passa a ser de dois anos, ou seja, nesta edição os deputados estudantes eleitos neste ano, terão seu mandato em 2018 e 2019. E os alunos do 8º e 9º anos podem participar o que amplia a possibilidade dos estudantes em iniciarem mais cedo a experiência no Legislativo. Essa ampliação atende a Assembleia Legislativa para termos um número maior de participantes, mas também iniciar lá no ensino fundamental a discussão e a efetivação da participação política dos nossos estudantes”, reforçou a coordenadora.

“A nossa escola é de ensino médio, de período integral, e dentro da nossa organização curricular ela acaba que se expande dentro do projeto Parlamento Jovem. Houve uma identificação muito grande da participação do jovem como protagonista. Aqui ele desenvolve a autonomia, conhece melhor seus direitos e tornam-os multiplicadores dentro do ambiente escolar e também no familiar”, registrou o diretor da Escola Estadual Amélio de Carvalho Bais, Paulo Antônio Castaldeli. A escola participa do projeto desde sua 2ª edição.

Já o acadêmico de direito, Carlos Henrique dos Santos, que é ex-deputado estudante das edições 3ª e 4ª, falou da sua experiência no projeto. “O Parlamento Jovem incentiva a participação política. Participar do projeto possibilitou abrir meus horizontes, não só dentro da política, mas também ajudou a nortear minha vida acadêmica e pessoal”, afirmou. Ele também participou dos projetos Jovem Senado e do Parlamento Jovem Brasileiro.

Participaram também da reunião a coordenadora de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), Elisabete das Neves Andreo Insaurralde, representante da Secretaria de Estado de Educação (SED-MS), Márcio Aparecido Pinheiro da Silva e o representante da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Heraldo Bojikian.

História – A 1ª edição do projeto foi em 2007. O Parlamento Jovem é constituído de 24 deputados estudantes titulares e 24 suplentes, eleitos entre os estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do 1º e 2º anos do ensino médio, matriculados e frequentes nos estabelecimentos de ensino de Campo Grande.

Dúvidas – A escola que tiver interesse em participar do projeto pode acessar o site da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, ou entrar em contato, pelo telefone 3389-6261 para obter informações.

 “Agência ALMS”

escola al

0 Comentários

Sem Comentários Esta postagem ainda não tem comentários

Comente agora, seja o primeiro!

Mas você pode ser o primeiro a deixar um comentário !

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Destaque

IPTU Premiado sorteou em Maracaju 2 Carros e 3 Motos

IPTU Premiado sorteou em Maracaju 2 Carros e 3 Motos   0

por Maracaju em Foco Na manhã desta quarta-feira 11-04 em frente ao Posto Central ocorreu o sorteio do IPTU Premiado que visou contemplar com prêmios os contribuintes que pagaram o tributo [...]

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner