Justiça Eleitoral realiza reunião sobre horário eleitoral gratuitoNotícia Anterior
Encontro sobre plantio direto na palha será realizado em agostoPróxima Notícia
Notícias

Noticia em Tempo Real

Fundação de Cultura entrega 60 exemplares de livro infanto-juvenil para escolas de Bonito

Espaçamento entre linhas+- ATamanho da fonte+- Imprimir esta notícia

Bonito (MS) – Em um bate papo com professores e diretores de escolas da rede municipal de ensino de Bonito, o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, distribuiu 60 exemplares da publicação “Mato Grosso do Sul: visitando o paraíso”.

Durante o debate com os educadores, Américo Calheiros e a gestora cultural Neusa Arashiro discutiram novas possibilidades educacionais de incentivo à leitura, como a utilização de livros em atividades extraclasse e o estímulo ao empréstimo envolvendo todo o ciclo familiar. “70% das crianças de até 5 anos nunca foram presenteadas com livros. Isto precisa mudar. O estímulo deve acontecer desde cedo”, explicou Arashiro.

A escrita e a linguagem também foram discutidas na conversa. Segundo os educadores, em tempos de disseminação maior de informações e novidades na internet a leitura não se aprofunda e a escrita dá lugar a códigos. Com isso a forma culta da Língua Portuguesa acaba sendo “desprezada” pelas crianças.

“Atualmente as crianças são estimuladas a falar desde cedo e adquirem um vocabulário maior do que as das gerações anteriores. Mas muitas acima dos 10 anos ainda não conseguem escrever um parágrafo conciso. Isso acontece em função da falta da escrita. Escrita e leitura se relacionam. É preciso aprofundar a relação entre educação e cultura em ambos os lados”, afirmou Neusa Arashiro.

De acordo com Américo Calheiros os livros comporão o acervo e a reserva técnica das bibliotecas das escolas, contribuindo com informações a respeito da história, arte e da cultura sul-mato-grossense. “É importante que este livro faça parte das atividades de classe, ganhe as mãos dos alunos. Como educador sei do potencial de um livro abrangente como este voltado ao público infanto-juvenil”.

A publicação – “Mato Grosso do Sul: visitando o paraíso”, publicado pela Editora Alvorada com licença do Club Internacional Del Libro, da Espanha, relata uma aventura de cinco jovens de nacionalidades diferentes que vêm visitam o Brasil e nosso Estado, conhecendo vários pontos turísticos, comidas típicas e pessoas.

No início deste mês a Fundação de Cultura iniciou a distribuição de 2.460 exemplares do livro para 41 bibliotecas integrantes da rede Indústria do Conhecimento, mantida pelo SESI (Serviço Social da Indústria).

Assessoria

0 Comentários

Sem Comentários Esta postagem ainda não tem comentários

Comente agora, seja o primeiro!

Mas você pode ser o primeiro a deixar um comentário !

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner