PT garante que não fará oposição do 'quanto pior melhor' a Reinaldo AzambujaNotícia Anterior
Dia D de combate à Dengue e Chikungunya acontece sábado na CapitalPróxima Notícia
Notícias

Noticia em Tempo Real

Reinaldo articula para comandar comissões da Assembleia por meio de bloco

Espaçamento entre linhas+- ATamanho da fonte+- Imprimir esta notícia
Reinaldo articula para comandar comissões da Assembleia por meio de bloco
Notícias relacionadas

Manobra visa reduzir o poder de fogo do PMDB no controle da maioria das comissões temáticas.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) articula forte na tentativa de controlar as comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, com o apoio do PSDB e outros partidos que integram sua base aliada.

A estratégia é montar um bloco parlamentar para reduzir o poder de fogo do PMDB na Casa, já que por ser uma bancada majoritária o partido ganhou o direito regimental de indicar dois membros para cada uma das 14 comissões.

Integram a bancada do PMDB os deputados Júnior Mochi, presidente da Mesa Diretora, Eduardo Rocha, Maurício Picarelli, Renato Câmara, Antonieta Amorim e Marquinhos Trad.

Pelo regimento interno da Assembleia, PT e PSDB têm direito a indicar um representante cada nas comissões, cabendo aos pequenos partidos o mesmo número de membros.

Na prática, Reinaldo Azambuja deseja sair da condição de refém do PMDB na Assembleia, partido que embora também seja seu aliado na Casa, poderá ter maior poder de barganha nas discussões internas caso continue no controle das comissões temáticas, além do fato de já comandar a Mesa Diretora da Casa.

A ideia do governador é orientar o líder de seu governo, deputado Professor Rinaldo (PSDB), a não desistir da formação estratégica do bloco parlamentar, o que daria ao grupo o poder de indicar dois representantes nas principais comissões, entre as quais, a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e a Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária, as mais cobiçadas pelos partidos.

A formação do bloco foi admitida pelo deputado Zé Teixeira (DEM), integrante da base aliada de Reinaldo Azambuja e primeiro-secretário da Mesa Diretora. “Há a possibilidade de formação de bloco para PSDB indicar dois. Ficariam juntos DEM, PR e PSB”, revelou o democrata, em entrevista nesta quinta-feira à imprensa da Capital.

O próprio líder do governo assegura que a formação do bloco é consenso entre os deputados, inclusive os do PMDB, que tem seis representantes. Isso porque o partido de André Puccinelli teria resolvido abrir mão de indicar dois membros pelo fato de comandar a Mesa Diretora.

COMO FUNCIONA

Nas comissões, as propostas são analisadas por grupos menores de parlamentares. É o local onde se busca aprofundar o debate das matérias antes de elas serem submetidas à análise do Plenário. As comissões podem ser permanentes, temporárias ou mistas.

As bancadas partidárias são organizadas no início de cada legislatura e só se desfazem ao seu final. São formadas por deputados, agrupados de acordo com a sua representação partidária.

As bancadas de dois ou mais partidos sob a liderança comum constituem um bloco parlamentar. Assim, as bancadas partidárias são constituídas de parlamentares e os blocos parlamentares são constituídos de partidos.

Ou seja, é como se fosse uma aliança entre dois ou mais partidos políticos que passam a atuar na Casa legislativa como uma só bancada, sob liderança comum.

Conjuntura Online

0 Comentários

Sem Comentários Esta postagem ainda não tem comentários

Comente agora, seja o primeiro!

Mas você pode ser o primeiro a deixar um comentário !

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Política

Elizeu Dionízio vai sair do PSDB e avalia convites do PSL e Podemos

Elizeu Dionízio vai sair do PSDB e avalia convites do PSL e Podemos   0

Deputado quer trocar de partido para tentar a reeleição na Câmara Federal Leonardo Rocha - Campo Grande News Deputado federal Elizeu Dionísio vai deixar o PSDB (Foto: Divulgação) O deputado federal Elizeu Dionízio [...]

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner