Brasil perde da Inglaterra e dá adeus ao Mundial sub-17Notícia Anterior
Fifa reconhece mundiais de Santos, Grêmio, Flamengo e São PauloPróxima Notícia
Notícias

Viola Caipira Sul-Mato-Grossense é declarada como Patrimônio Histórico

Espaçamento entre linhas+- ATamanho da fonte+- Imprimir esta notícia
Viola Caipira Sul-Mato-Grossense é declarada como Patrimônio Histórico

Foi publicado no Diário Oficial da Assembleia o Decreto Legislativo Nº 588, que declara como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de Mato Grosso do Sul a Viola Caipira Sul­-Mato-­Grossense. A norma é de autoria do deputado estadual João Grandão (PT).

O parlamentar explica que, em 1977, os artistas regionais desenvolveram nas suas músicas uma interrelação com o Pantanal. “Nas músicas de vários artistas consagrados, acompanhadas pela viola caipira sul-mato-grossenses, existe o pensamento ideológico, os sons dos costumes da região, da natureza que cerca o homem pantaneiro e do cotidiano. A pluralidade cultural descendente das tradições locais fez emergir uma maneira diferente de tocar a viola brasileira dentro de Mato Grosso do Sul”, afirmou João Grandão.

O Decreto Legislativo impõe ao Poder Executivo, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a adoção das medidas cabíveis para registro do bem artístico e cultural, nos termos do Decreto Nº 12.686, de 30 de dezembro de 2008, e da Lei Estadual n Nº 3.522, de 30 de maio de 2008.

 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Victor Chileno

0 Comentários

Sem Comentários Esta postagem ainda não tem comentários

Comente agora, seja o primeiro!

Mas você pode ser o primeiro a deixar um comentário !

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *